Conheça 3 técnicas para quem pensa em fazer tratamento de fertilização

admin Conheca 3 tecnicas para quem pensa em fazer tratamento de fertilizacao

Se você identificou que está tendo dificuldades para engravidar, já deve estar pensando em outras opções, como o tratamento de fertilização. Provavelmente, também deve ter algumas dúvidas sobre o assunto: se é indicado para o seu caso, se qualquer pessoa pode fazer, quanto custa, entre tantas outras perguntas que surgem no meio do caminho.

Então, para responder a todas essas perguntas, nós fizemos esse post. Vamos falar agora sobre técnicas e tratamentos de fertilização para que a melhor escolha seja feita!

1. Relação sexual programada

Para quem é indicada

Depois de serem constatados problemas com a fertilidade do casal por meio de exames, a relação sexual programada costuma ser o primeiro tratamento indicado. É uma forma de reprodução assistida de baixa complexidade e é ideal para mulheres que estão com o aparelho reprodutor normal, mas que por algum motivo não conseguem engravidar.

Esse método é indicado para mulheres com alguma alteração na ovulação, fatores hormonais e infertilidade sem causa aparente.

Como é o procedimento

Após ser proposto o tratamento ao casal, a mulher passa por estimulação ovariana através da administração de medicações. O acompanhamento do desenvolvimento folicular ocorre por meio de ultrassonografias até a fase de ovulação. Nesse período, é indicado que o casal mantenha relações sexuais frequentes. A chance de sucesso para esse tipo de tratamento é de 15% a 20%.

2. Inseminação artificial

Para quem é indicada

Esse tratamento costuma ser indicado para o casal que apresenta, principalmente: síndrome dos ovários policísticos e infertilidade sem causa aparente. Também é indicada para casais homoafetivos ou para situações em que o parceiro não consegue produzir espermatozoides e precisa de um sêmen de doador.

Como é o procedimento

A injeção dos espermatozoides no útero da mulher ocorre no dia da ovulação. O casal passa por preparo prévio com o especialista, que realiza o estímulo ovariano com acompanhamento por ultrassonografias. No dia que a mulher irá ovular, horas antes, o homem deverá coletar uma amostra de sêmen por masturbação. A partir disso, o material coletado passa pelo processamento seminal em laboratório a fim de selecionar e concentrar os espermatozoides de melhor qualidade.

Para a mulher, há a necessidade de estimular os ovários a produzirem os folículos ovarianos. O hormônio FSH (hormônio folículo-estimulante) é administrado na mulher a partir do segundo dia do ciclo menstrual. As doses são diárias e aplicadas por cerca de 9 a 10 dias. Durante esse período, o médico responsável acompanha o desenvolvimento dos folículos por meio de ultrassom.

Assim que alguns folículos atingirem o tamanho de 18 mm, um segundo hormônio é aplicado, o hCG (gonadotrofina coriônica humana). Essa substância fará o óvulo amadurecer e romper o folículo depois de 36 horas, em média. É nesse momento que os espermatozoides, depois de coletados e processados, são inseminados por um fino cateter no corpo feminino.

Após 14 dias do procedimento, o teste de gravidez é realizado.

3. Fertilização in vitro clássica

Para quem é indicada

Esse tratamento é indicado para pessoas com quadro de infertilidade sem causa aparente (ISCA), mulheres laqueadas, mulheres com obstrução tubária, mulheres com síndrome dos ovários policísticos, entre muitos outros. A ISCA costuma acontecer em até 10% dos casais que apresentam problemas de fertilidade e que praticam relações sexuais de 2 a 3 vezes por semana, sem proteção, mas não conseguem engravidar.

Como é o procedimento

A fecundação do óvulo pelo espermatozoide ocorre em laboratório e, depois disso, o embrião em desenvolvimento é transferido para o útero materno. O especialista poderá transferir mais de um embrião, aumentando as chances da gestação acontecer, mas essa quantidade depende da idade da mulher, de acordo com o que determina o Conselho Federal de Medicina.

A chance de sucesso é de 35% a 50%, levando-se em consideração o fator idade e a qualidade espermática e oocitária.

Gostou do artigo e quer saber mais sobre o tratamento de fertilização? Então visite o nosso site e entenda um pouco melhor sobre reprodução humana!

0 0 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES