Crescimento excessivo de pelos em áreas atípicas do corpo feminino

admin crescimento01

Os pelos corporais têm por função básica proteger as áreas em que nascem. O crescimento dos pelos corporais tem relação direta com a ação de hormônios, principalmente os androgênicos, como a testosterona, por isso homens têm mais pelos corporais que as mulheres.

Porém, algumas mulheres podem desenvolver distúrbios hormonais e apresentar excesso de pelos corporais, chamado de hirsutismo. Esse excesso de pelos pode gerar desconforto com a imagem pessoal e prejudicar a autoestima.

O que é hirsutismo?

O hirsutismo é uma disfunção hormonal que afeta principalmente pessoas do sexo feminino, podendo se manifestar durante o período fértil da mulher ou após a menopausa. Sua principal manifestação é o crescimento excessivo de pelos corporais em locais tipicamente masculinos, como peito, abdômen, mamilos e região da barba.

O hirsutismo pode estar relacionado à etnia. Mulheres com ascendência árabe, por exemplo, tendem ao aumento de pelos corporais devido à genética e aumento de hormônios androgênicos.

Essa disfunção não é um problema grave de saúde, mas pode ser um sintoma da síndrome dos ovários policísticos (SOP), que deve ser investigada.

O que é a síndrome dos ovários policísticos?

SOP é uma patologia endócrina que consiste no aparecimento de múltiplos microcistos no ovário e causa a anovulação (falta de ovulação) crônica, que pode provocar o aumento de testosterona, um hormônio presente em maior quantidade no homem, responsável pelas características masculinas. A doença também tem relação com a resistência à insulina, diabetes e obesidade.

A mulher portadora da síndrome ovula com menor frequência, levando a ciclos menstruais irregulares e à dificuldade de engravidar, o que prejudica a mulher durante toda a sua vida reprodutiva.

Sinais e sintomas da SOP

Quando a mulher ou o casal buscam atendimento médico referindo dificuldade de engravidar e a mulher tem ciclos menstruais irregulares, o médico pode suspeitar de SOP. Para investigar melhor e tentar chegar a um diagnóstico, o médico pode examinar a paciente em busca de:

 

O diagnóstico é baseado nos sinais e sintomas, em exames laboratoriais de dosagem de hormônios, níveis de insulina e glicose sanguínea e nos resultados da ultrassonografia pélvica.

Tratamento

O tratamento para SOP pode ser feito com medicamentos. Nas mulheres sem desejo gestacional, geralmente anticoncepcionais hormonais que agem impedindo a formação dos cistos e diminuem a quantidade de hormônio masculino no organismo. As mulheres que desejam engravidar devem procurar tratamento especializado com o intuito de conseguir uma gestação.

O médico pode fazer outras recomendações para a mulher, como mudar hábitos de vida: manter uma dieta saudável e balanceada, fazer atividades físicas regulares, controlar o peso e os níveis glicêmicos. Se com esses cuidados a dificuldade de engravidar persistir, o médico pode indicar medicações indutoras de ovulação e a relação sexual programada.

Em casos graves, com cistos maiores, que alteram a estrutura dos ovários, é necessária a intervenção cirúrgica.

Quais são os outros problemas que podem provocar o aumento do crescimento de pelos no peito e queixo?

Não é só a SOP que provoca o crescimento excessivo de pelos em áreas atípicas do corpo feminino. Existem outras condições que podem provocar o problema:

É sempre conveniente lembrar que, se você apresenta algum desses sintomas, é necessário buscar atendimento médico e realizar o correto diagnóstico.

Descartando a possibilidade de algum distúrbio hormonal (SOP) e ser constatado um crescimento anormal dos pelos no peito e queixo, busque tratamento estético adequado, como depilação com cremes, cera ou laser, que auxiliam na recuperação e melhora da autoestima.

Gostou de nossas informações? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais e aproveitando a oportunidade siga nossa página no Facebook, Instagram e canal no YouTube!

3 3 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES