Dor nos testículos: entenda a causa e os possíveis tratamentos

admin imagem 02

A dor nos testículos é caracterizada por um desconforto que acontece em ambas ou em apenas uma das glândulas e pode ocorrer em todas as idades.

A sensação dolorosa pode ser aguda (repentina e intensa) ou crônica, perdurando por muitos dias. Esse incômodo pode afetar outras áreas do corpo, como a região da coluna lombar, a virilha e o baixo abdômen.

Em geral, a dor nos testículos não traz maiores preocupações. No entanto, existem algumas disfunções que precisam de precaução. Pensando nisso, abordaremos, neste post, as principais causas e os possíveis tratamentos da dor nos testículos.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

A anatomia dos testículos

Também chamados de gônadas, os testículos são glândulas sexuais masculinas localizadas atrás do pênis em uma bolsa chamada escrotal.

Sua principal função é produzir espermatozoides e testosterona — hormônio responsável pelo desenvolvimento dos órgãos reprodutivos e características masculinas, como pelos, voz grossa, musculatura.

Sua localização na parte externa deve-se ao melhor desenvolvimento dos espermatozoides, já que necessitam de temperaturas abaixo da temperatura do corpo.

Nos testículos, encontram-se distribuídas as células germinativas dentro dos túbulos seminíferos, que produzem espermatozoides, e as células de Leydig, que são a fonte principal de produção de testosterona do corpo.

Principais causas de dor nos testículos

Hérnia inguinal

Ocorre na virilha e é a mais comum das hérnias abdominais. Ela pode ser assintomática, mas, no local, pode surgir um inchaço dolorido que piora com o movimento.

O tratamento é cirúrgico e tem o objetivo de reposicionar uma parte do intestino em seu lugar e fortalecer os músculos abdominais.

Torção testicular

Existe um cordão chamado espermático que chega aos testículos trazendo sangue para irrigar a glândula. Quando esse cordão se torce, provoca muito inchaço e dor intensa.

Deve-se procurar atendimento médico imediatamente, pois, após seis horas sem receber sangue adequadamente, o testículo morre, afetando a fertilidade.

Quando a torção é confirmada, faz-se uma cirurgia para recolocar o testículo no lugar, evitando complicações, como a incapacidade de ter filhos.

Infecções

As infecções por microrganismos estão entre as causas mais comuns de dor na região testicular. Há dois tipos importantes de infecção nos testículos: a epididimite, que será descrita adiante; e a orquite, que causa inflamação em ambos ou em apenas um testículo, o que é mais comum.

Para tratar a infecção, é receitado pelo médico um antibiótico. As infecções devem ser tratadas rapidamente, pois podem estar associadas à infertilidade.

Doenças que afetam os testículos

Epididimite

O epidídimo é um pequeno duto que faz a ligação do canal deferente ao testículo, é o local onde ocorre a maturação e o armazenamento dos espermatozoides. Esse canal pode ser atacado por infecção bacteriana.

Em alguns casos, a infecção surge como sequela de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e provoca inflamação, secreção, inchaço e dor na região. Além disso, o testículo pode ser infectado, causando o chamado epidídimo-orquite.

Esse tipo de problema geralmente afeta homens entre 19 e 35 anos e é tratado por uma combinação de dois antibióticos, por até 4 semanas. Para alívio da dor, recomenda-se usar suporte atlético na região, descanso e compressas de gelo.

Caxumba

A doença que acomete a glândula parótida é causada por um vírus que pode migrar para os testículos, causando inflamação, dor, inchaço, urina e ejaculação com a presença de sangue, nódulo e febre.

O tratamento precoce é fundamental, pois a doença pode comprometer a produção de espermatozoides. O vírus da caxumba também pode causar a orquite, citada anteriormente.

O tratamento é à base de anti-inflamatórios e analgésicos, além de repouso e hidratação constante.

Varicocele

São dilatações das veias testiculares que acometem um dos testículos (o esquerdo é mais comumente afetado, devido a aspectos anatômicos) ou ambos.

O intenso e constante desconforto é causado por dor, inchaço e sensação de calor ao caminhar ou após atividades físicas.

Casos leves não requerem tratamento; basta observação e medidas para o alívio da dor e melhora da circulação local. Mas, pelo risco de infertilidade, se o paciente desejar ter filhos, por vias naturais ou por reprodução assistida, pode ser realizada uma cirurgia para restabelecer a circulação, melhorando a qualidade e quantidade dos espermatozoides.

Prostatite

A inflamação da próstata causa febre, dor ao urinar, dor nas costas e dor nos testículos, cuja sensibilidade ao toque fica aumentada.

Banhos de assento com água morna por quinze minutos aliviam a dor e, muitas vezes, é necessária a utilização de antibióticos, que são prescritos pelo urologista.

Hidrocele

Caracteriza-se por um acúmulo anormal de fluido no interior do escroto. Ou seja, ocorre quando há desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido.

Suas causas advêm de processos inflamatórios em estruturas próximas ao testículo, como traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou, até mesmo, tumores.

Atinge com maior frequência bebês e adultos acima de 45 anos, gerando aumento indolor do volume escrotal. Por isso, não provoca lesões nos testículos nem afeta a fertilidade.

Em bebês, o inchaço pode desaparecer sem necessitar de tratamento. Em adultos, o tratamento recomendado é o cirúrgico, que tem o objetivo de facilitar a drenagem desses líquidos acumulados.

Criptorquidia

Essa disfunção ocorre quando os testículos, formados no interior do abdômen, ao migrarem para a bolsa escrotal, ficam parados em algum ponto do caminho, devido a hérnias ou anomalias na conformação do abdômen inferior.

Apesar de ainda ter causas desconhecidas, fatores genéticos, ambientais, anatômicos e hormonais podem afetar a saúde do indivíduo. A criptorquidia é, ainda, um fator importante que influencia o aparecimento de tumor nos testículos, causando um tipo de câncer.

A criptorquidia não provoca sintomas e deve ser tratada por meio de cirurgia, quando necessário, devido aos riscos a longo prazo de complicações, tais como câncer de testículo ou infertilidade.

Câncer nos testículos

É um tipo de câncer relativamente raro e de fácil tratamento, se diagnosticado precocemente. Apresenta-se como um nódulo duro que não causa dor na região do testículo. É mais frequente em pessoas jovens, em idade reprodutiva.

Seus principais sintomas são: nódulo ou inchaço na região; crescimento ou dor na mama; puberdade precoce. A cirurgia para remoção do nódulo e a realização da biópsia é o tratamento inicial. O restante da intervenção depende do resultado, podendo ser cirúrgico, radioterápico, quimioterápico ou apenas por controle clínico.

Técnicas para aliviar a dor nos testículos

Existem algumas medidas que você pode fazer em casa e que aliviam as dores testiculares: o descanso, principalmente elevando as pernas ou deitando de costas, a bolsa de gelo e o uso de analgésicos — mas apenas use os medicamentos para dor com os quais você já esteja acostumado.

Mas é importante destacar que, caso a dor não passe, é necessário buscar auxílio médico especializado para ter um tratamento adequado para a doença. Isso porque algumas doenças podem causar sequelas irreversíveis, como a infertilidade.

Desse modo, busque ajuda médica sempre que:

Agora que você já conhece as principais causas da dor nos testículos e seus possíveis tratamentos, deixe aqui seu comentário e compartilhe, com a gente e com os nossos demais leitores, a sua opinião e as suas ideias sobre o assunto!

4.5 731 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificação de
7 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Antônio Gonçalves
15/08/2020 09:27

Muito bom da para tirar todas as dúvidas a respeito do assunto

Possidonio Carlos
20/08/2020 02:52

Tirou várias dúvidas minhas, muito obg

Rogerio
25/08/2021 15:19

Parabéns!

Antônio
10/02/2024 11:07
Reply to  Rogerio

Parabéns, informações boas e de entendimento fácil foi sanadas todas mínimas dúvidas.

Wanderson Marcos trevisan
03/02/2024 20:29

Sensível e desse para a dor para virilha difícil para andar

José
04/02/2024 07:32

O meu caso é uma leve dor e testículos avermelhados . Não disse sobre testículos avermelhados

Claudimir dos Santos
05/02/2024 10:12

Tirou minhas dúvidas sobre o assunto obrigado

Gravidez na menopausa
Gravidez na menopausa

A menopausa já é uma grande conhecida das mulheres. Caracteriza-se por um declínio natural dos hormônios reprodutivos que ocorre normalmente no período entre 45 e 55 anos de idade. Nesta fase da vida é comum que ocorra interrupção da menstruação, tornando assim a gravidez natural […]

Continue lendo...

Agende sua consulta online

Agendar agora

+55 (27) 3200-4818

+55 (27) 98884-4818

@unifert

@clinica_unifert


Rua Dr. Freitas Lima, 100 – Centro de Vila Velha, Vila Velha – ES