Como calcular o período fértil

Conhecer o ciclo menstrual é um dos instrumentos que o casal tem para facilitar a gravidez. Conhecendo o ciclo, é possível determinar o período fértil, a ovulação, quando o organismo feminino está preparado para dar início a uma gestação, e aumentar as chances de fecundação.

O ciclo menstrual da mulher pode ser regular ou irregular. Fazer essa identificação é o primeiro passo para determinar o período fértil.

O ciclo menstrual

O ciclo menstrual da mulher pode variar de 25 a 35 dias e ocorre em três fases: folicular, ovulatória e lútea.

O início da fase folicular é marcado pelo primeiro dia da menstruação. Nessa fase, que dura de 5 a 12 dias, o eixo hipotálamo-hipófise produz e libera o hormônio foliculoestimulante (FSH), que estimula os ovários a desenvolverem os folículos, cada um contendo um óvulo, sendo que somente um (01) amadurece progressivamente até a próxima fase do ciclo.

A fase ovulatória é a ovulação, momento mais propício à fecundação, chamado período fértil, que acontece por volta do 14º dia do ciclo. Após o crescimento do folículo até o tamanho ideal, este se rompe e libera o óvulo, que desce por uma das trompas, onde encontra os espermatozoides.

A última fase do ciclo é a lútea. Em caso de gravidez, o embrião desce ao útero e se fixa na parede uterina, já preparada principalmente pela produção elevada de progesterona. Se não houver a gravidez, há um descolamento dessa camada endometrial que o corpo feminino prepara no útero para receber o embrião e começa a menstruação.

Período fértil no ciclo regular

No ciclo regular, que tem 28 dias, é mais fácil calcular o período fértil. É o 14º dia, contando do primeiro dia da menstruação.

Se o casal busca a gravidez, manter relações sexuais em dias próximos ao 14º pode aumentar as chances de concepção.

Período fértil no ciclo irregular

Nos ciclos irregulares é mais difícil determinar o período fértil. No entanto, o corpo feminino dá alguns sinais da fertilidade:

Existem outras duas maneiras de estimar o período fértil em ciclos menstruais irregulares: observando vários ciclos menstruais ao longo do tempo para identificar um padrão consistente ou realizando testes de ovulação, que estão disponíveis em farmácias para uso doméstico. Esses testes indicam o período mais propício para a fecundação.

Últimas postagens do blog
Gravidez na menopausa

Fertilidade de PCDs

Não espere, congele: gravidez independente